14603 - Práticas agroecológicas em Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Manicoré/AM)

Autores

  • Francimara Souza da Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Ewerton Gonçalves Nunes Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira Universidade Federal do Amazonas
  • Jéssica Cristian Nunes Santos Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

agroecologia, agricultura familiar, unidade de conservação

Resumo

O trabalho refere-se ao levantamento de práticas agroecológicas na comunidade Sempre Viva, localizada na RDS do Rio Madeira (Manicoré/AM). Objetivou-se conhecer técnicas de caráter conservacionista utilizadas pelos agricultores visando à elaboração de estratégias para aprimoramento e transferência do conhecimento. Foram analisadas 20 unidades familiares, das quais 78,3% realizam alguma prática conservacionista em seus cultivos, sendo as principais o consorciamento em pequenos sistemas agroflorestais, plantio direto, adubação orgânica e controle alternativo de pragas e doenças. A partir dos resultados foi organizada uma oficina para demonstrar formas de melhorar as técnicas, apresentando-se as vantagens de seu uso tanto em relação ao aumento da renda, quanto à importância para conservação ambiental. Sugere-se a avaliação da viabilidade econômica das práticas utilizadas, considerando as dimensões ambientais, culturais e econômicas do processo produtivo agroecológico.

Biografia do Autor

  • Ewerton Gonçalves Nunes, Universidade Federal do Amazonas
    Engenheiro agrônomo
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira, Universidade Federal do Amazonas
    Professora assistente do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.
  • Jéssica Cristian Nunes Santos, Universidade Federal do Amazonas
    Acadêmica do curso de agronomia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>