14721 - Contribuições da pesquisa como princípio educativo para o desenho de agroecossistemas resilientes: reflexões a partir de uma experiência educativa agroecológica na Amazônia Paraense
Palavras-chave:
ecologia, biodiversidade, saber contextual, formação, abordagem sistêmica.Resumo
O estudo teve como objetivo refletir sobre as contribuições da pesquisa como princípio educativo para o desenho de agroecossistemas resilientes na Amazônia Paraense. A pesquisa foi realizada na Unidade Pedagógica de Experimentação Agroecológica Sistema Agrossilvipastoril Caprino no IFPA – Campus Castanhal. Este trabalho fundamentou-se pela sistematização crítico-reflexiva da elaboração, construção e implantação do agroecossistema balizados pelos fundamentos da pesquisa como princípio educativo. Processo que é iniciado em sala de aula, pensado e refletido sobre o melhor arranjo/formato levando em consideração a peculiaridade regional e posteriormente a implantação e manejos desenvolvidos no sistema. A pesquisa se constituiu num importante elemento da formação profissional dos educandos das ciências agrárias, por torná-los sujeitos responsáveis por refletir criticamente sobre a realidade concreta e exercer autonomia na produção de conhecimentos para atuar de forma contextualizada.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação