14721 - Contribuições da pesquisa como princípio educativo para o desenho de agroecossistemas resilientes: reflexões a partir de uma experiência educativa agroecológica na Amazônia Paraense

Autores

  • Priscila de Souza Rollo Pereira Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
  • Cleoson Moura Reis Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
  • Maria Eliete Bandeira de Castro Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
  • Mariana de Fátima Silva dos Santos Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
  • Fernando Sarmento Favacho Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal

Palavras-chave:

ecologia, biodiversidade, saber contextual, formação, abordagem sistêmica.

Resumo

O estudo teve como objetivo refletir sobre as contribuições da pesquisa como princípio educativo para o desenho de agroecossistemas resilientes na Amazônia Paraense. A pesquisa foi realizada na Unidade Pedagógica de Experimentação Agroecológica Sistema Agrossilvipastoril Caprino no IFPA – Campus Castanhal. Este trabalho fundamentou-se pela sistematização crítico-reflexiva da elaboração, construção e implantação do agroecossistema balizados pelos fundamentos da pesquisa como princípio educativo. Processo que é iniciado em sala de aula, pensado e refletido sobre o melhor arranjo/formato levando em consideração a peculiaridade regional e posteriormente a implantação e manejos desenvolvidos no sistema. A pesquisa se constituiu num importante elemento da formação profissional dos educandos das ciências agrárias, por torná-los sujeitos responsáveis por refletir criticamente sobre a realidade concreta e exercer autonomia na produção de conhecimentos para atuar de forma contextualizada.

Biografia do Autor

  • Priscila de Souza Rollo Pereira, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Educanda de Engenharia Agronômica; Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia e Integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal
  • Cleoson Moura Reis, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Educando de Engenharia Agronômica e Bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal
  • Maria Eliete Bandeira de Castro, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Pedagoga, Técnica em Agropecuária e Bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal
  • Mariana de Fátima Silva dos Santos, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Estudande do Curso Técnico em Agropecuária e Bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal
  • Fernando Sarmento Favacho, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Professor do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal e Integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação