14927 - Reflexões sobre o estágio curricular de vivência na compreensão das agriculturas familiares na Amazônia Paraense
Palavras-chave:
desenvolvimento rural, agricultura familiar, abordagem sistêmica, pluriatividade.Resumo
O presente texto objetiva refletir sobre as contribuições do estágio curricular supervisionado de vivência na compreensão das agriculturas familiares na Amazônia Paraense. A vivência foi realizada na comunidade Santa Luzia, município de Tomé-Açu, Nordeste Paraense, com educandos do curso de Agronomia do IFPA – Campus Castanhal. No percurso da vivência, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada, os métodos da caminhada transversal e o da observação participante visando à coleta de informações das famílias e do estabelecimento, buscando partilhar o seu cotidiano, procurando unir o objeto da pesquisa ao seu contexto. Verificou-se que os sujeitos do meio rural ao exercer a problematização da realidade concreta juntamente com os educandos no processo de formação em interface do saber contextual e saber científico passam a ter certo protagonismo na produção de inovações nos seus estabelecimentos rurais.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação