14885 - As múltiplas obtenções de rendas e pluriatividade na agroecologia como estratégia de desenvolvimento para o ambiente rural: o caso do Núcleo Maurício Burmeister do Amaral, Paraná, Brasil

Autores

  • Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa Unidade Santana do Ipanema - Campus do Sertão/UFAL
  • Alfio Brandenburg Departamento de Ciências Sociais/UFPR, PPGS/UFPR e PPGMADE/UFPR
  • André Maia Gomes Lages Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) - UFAL

Palavras-chave:

Renda monetária, Renda não-monetária, Desenvolvimento rural sustentável, Nova socioeconomia do ambiente rural

Resumo

O referido trabalho detém como objetivo demostrar que as múltiplas rendas geradas a partir da pluriatividade na agroecologia vêm constituindo-se numa estratégia importante para a construção de um processo de desenvolvimento para o ambiente rural. Para sua elaboração foi realizada uma ampla revisão da literatura sobre a temática, além de ter sido aplicado 19 questionários semiestruturados a agricultores agroecológicos pertencentes ao Núcleo Maurício Burmeister do Amaral, Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. A partir das observações realizadas, conclui-se que a pluriatividade na agroecologia disponibiliza para os agricultores do Núcleo MBA os mecanismos e ambientes produtivos necessários à construção de uma lógica reprodutiva e gerencial que se organize através da pluralidade de atividades econômicas e de inserção em múltiplos canais de comercialização, que por sua vez, gera uma multiplicidade de obtenções de renda monetária e não-monetária no transcorrer de todo o ano.

Biografia do Autor

  • Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa, Unidade Santana do Ipanema - Campus do Sertão/UFAL
    Professor do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Economista, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE PRODEMA-UFAL) e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR). Possui como temáticas de pesquisa: o Desenvolvimento, o Desenvolvimento Rural Sustentável, a Gestão Territorial, a Sustentabilidade, a Agroecologia, a Pluriatividade e a Nova Socioeconomia do Ambiente Rural.
  • Alfio Brandenburg, Departamento de Ciências Sociais/UFPR, PPGS/UFPR e PPGMADE/UFPR
    Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1997), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo- ESALQ/USP (1980). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris X, Nanterre. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná/Departamento de Ciências Sociais, com participação no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Doutorado em Meio Ambiente. Tem experiência como docente e pesquisador na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural sustentável e socioambientalismo, novos atores e ruralidade.
  • André Maia Gomes Lages, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) - UFAL
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, economia agrícola, desenvolvimento econômico e sustentável, organização industrial e economia brasileira.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)