15093 - Desenvolvimento e Nova Socioeconomia do Ambiente Rural: debatendo o caso do Núcleo Maurício Burmeister do Amaral, Paraná, Brasil

Autores

  • Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa Unidade Santana do Ipanema - Campus do Sertão/UFAL
  • Tatiana Frey Biehl Brandão Campus do Sertão/UFAL
  • Alisson Cabral da Silva Campus do Sertão/UFAL
  • Júlio Neto Ferreira de Carvalho Campus do Sertão/UFAL
  • Railma Alencar Correia da Silva Campus do Sertão/UFAL

Palavras-chave:

Pluriatividade, Agroecologia, Ambiente rural, Desenvolvimento rural

Resumo

Objetivo deste trabalho é analisar se a inter-relação entre pluriatividade e agroecologia possibilitando um ambiente favorável para a construção de um processo de desenvolvimento para o ambiente rural que seja sustentável e que inclua socioeconomicamente os agricultores dos benefícios gerados por tal processo. Para sua elaboração foi realizada uma ampla revisão da literatura e utilizados como instrumento para a coleta de dados 93 Planos de Manejo Orgânico dos agricultores do Núcleo MBA cedidos pela Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia. Após a pesquisa concluiu-se que a inter-relação entre pluriatividade e agroecologia possibilitou que os agricultores detectassem e desenvolvessem as potencialidades existentes em seus agroecossistemas a partir de seus saberes tácitos e de suas capacidades inovadoras, de maneira a construir um processo de desenvolvimento rural que se estrutura endogenamente a realidade existente no ambiente rural onde está situado o seu estabelecimento rural.

Biografia do Autor

  • Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa, Unidade Santana do Ipanema - Campus do Sertão/UFAL
    Professor do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas. Economista, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE PRODEMA-UFAL) e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR). Possui como temáticas de pesquisa: o Desenvolvimento, o Desenvolvimento Rural Sustentável, a Gestão Territorial, a Sustentabilidade, a Agroecologia, a Pluriatividade e a Nova Socioeconomia do Ambiente Rural.
  • Tatiana Frey Biehl Brandão, Campus do Sertão/UFAL
    Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil (Faculdade Maurício de Nassau, 2007), graduada em Ciências Contábeis (UFAL, 2005 )e técnica em Saneamento ( CEFET/AL, 2000). Atualmente é professora auxiliar II da Universidade Federal de Alagoas, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Análise e contabilidade de custos, Auditoria e na Perícia Contábil, Informação Contábil para Gestão e Consultoria para Micro e Pequenas Empresa, atuando principalmente nos seguintes temas: micro e pequenas empresas, atuação do contabilista, gestão, contabilidade ambiental, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento rural e agroecologia.
  • Alisson Cabral da Silva, Campus do Sertão/UFAL
    Graduando em Ciências Econômicas pela Unidade Santana do Ipanema - Campus do Sertão - Universidade Federal de Alagoas
  • Júlio Neto Ferreira de Carvalho, Campus do Sertão/UFAL
    Graduando em Ciências Contábeis pela Unidade Santana do Ipanema - Campus do Sertão - Universidade Federal de Alagoas
  • Railma Alencar Correia da Silva, Campus do Sertão/UFAL
    Graduanda em Ciências Econômicas pela Unidade Santana do Ipanema - Campus do Sertão - Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas