14890 - A (in)formação contextual na educação agroecológica do curso de Bacharel em Agroecologia pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba na ótica do discente.
Palavras-chave:
Educação Formal, Formação do conhecimento, Sujeito Cognoscível, Transição AgroecológicaResumo
Diante das necessidades e perspectivas com a Agroecologia, observa-se uma crescente e desafiadora discussão para aqueles que se encontram na aplicação da transição dos saberes e práticas agroecológicas. A Agroecologia é uma ciência com um paradigma em construção, uma forma de se viver e ao mesmo tempo um movimento de resistência e denuncia contra a capitalização da vida. Porém, as discussões sobre a Agroecologia na educação são polêmicas e indefinidas quando se fala da formação de um profissional agroecólogo. São mais de 110 cursos em Agroecologia, entre o nível Técnico, Tecnólogo, Bacharelado e linhas de pesquisa em mestrados e doutorados. Busca-se com este trabalho aprofundar a discussão da educação formal em Agroecologia, onde os resultados obtidos são observações surgidas da própria formação e vivência do de estudantes do IFSEMG - RP, como sujeitos cognoscíveis a educação, trazendo à tona superações, desafios e perspectivas para o amadurecimento de um curso em Agroecologia.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências