14896 - EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGRICULTURA FAMILIAR E CURRICULO: a experiência do polo Vigia/Campus Rural de Marabá

Autores

  • Rosemeri Scalabrin Campus Rural de Marabá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Erica Cristina Rodrigues Nascimento Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Para /Campus Castanhal /Polo Vigia de Nazerá

Resumo

Esse texto relata a experiência da formação continuada de professores de escolas e classes multisseriadas do campo e quilombola, na forma de Especialização/Aperfeiçoamento, desenvolvida no polo Vigia de Nazaré, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, sob a coordenação do Campus Rural de Marabá. A experiência se fundamenta nos princípios da Educação do Campo e da Agroecologia. A análise tomou como referencia o estudo do projeto político-pedagógico do curso e dos relatórios dos tempos-escola-comunidade. A estratégia formativa contribuiu para a materialização do currículo interdisciplinar via tema gerador, de base freireana, nas escolas em que os estudantes atuam como docentes.

Biografia do Autor

  • Rosemeri Scalabrin, Campus Rural de Marabá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    Drª em Educação, Diretora de Ensino do Campus Rural de Marabá.
  • Erica Cristina Rodrigues Nascimento Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Para /Campus Castanhal /Polo Vigia de Nazerá
    Especialista em Linguagem, Professora da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

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Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências