14901 - Relato de experiência docente: Os temas geradores como facilitadores do ensino da agroecologia

Autores

  • Guilherme Alves Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

metodologia, dinâmica escolar, contextualizar

Resumo

Resumo Minha experiência ocorreu de 2010 a 2012, no Centro Estadual Integrado de educação rural, na cidade de Vila Pavão Espírito Santo (CEIER-VP). Por ser uma escola do campo, foi me apresentado algumas metodologias diferenciadas, dentre elas os temas geradores. São Três temas desenvolvidos durante três trimestres do ano letivo, os temas estão de acordo com a realidade local, eles são utilizados para dinamizar o processo de aprendizado do ensino da agroecologia. Ao trabalhar com temas geradores percebi a importância de contextualizar conteúdos, trazendo a realidade do estudante para o universo da sala de aula. Esta foi uma experiência que a universidade não me possibilitou, apesar de um início de dificuldades logo compreendi as dinâmicas ali estabelecidas e o quanto elas enriquecem a vida escolar. Percebi que há um envolvimento mútuo nessa atividade, onde todos saem ganhando. Os três anos de trabalho nesta escola permitiram-me uma resignificação da minha prática docente perante os desafios futuros a mim apresentados.

Biografia do Autor

  • Guilherme Alves Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Instituto de Educação, área de Educação Agrícola. Instituto de Agronomia, Programa de pós graduação em Educação Agrícola

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências