14904 - Raízes da transição agroecologica: O histórico do Centro Estadual integrado de Educação Rural

Autores

  • Guilherme Alves Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

agroecologia, ensino agrícola, educação, história

Resumo

Resumo O presente artigo pretende analisar o histórico do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), está instituição de ensino localizada na cidade de Vila Pavão, região noroeste do estado do Espírito Santo. A intenção deste artigo é fazer um levantamento da história desta instituição, não só, buscar suas raízes educacionais, mas levantar as questões referentes à transição de escola de ensino agrícola convencional no passado para uma escola com filosofia agroecologica nos dias atuais. O foco da nossa discussão serão os apontamentos que levaram está escola que nasceu baseada em um ensino agrícola que defendia os conceitos da agricultura convencional, para determinarmos as questões e relações que fizeram com que em determinado momento da sua história houvesse a transição para o ensino baseado na agroecologia. Para efeito da qualificação da pesquisa será utilizado pesquisa bibliográfica, além de entrevistas orais com professores e a direção que participaram do processo de criação da escola e posteriormente a transição para a agroecologia.

Biografia do Autor

  • Guilherme Alves Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Instituto de Educação, área de Educação Agrícola. Instituto de Agronomia, Programa de pós graduação em Educação Agrícola

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação