14922 - “Gosto muito do mato, o mato faz bem para a nossa saúde”: universos terapêuticos e plantas medicinais no Morro da Cruz, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, contribuições para a etnobotânica em ambiência urbana

Autores

  • Alana Casagrande Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica - DESMA PGDR/UFRGS.
  • Rumi Regina Kubo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS. Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica - DESMA PGDR/UFRGS.
  • Mara Rejane Ritter Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

plantas medicinais, etnoecologia, dinâmicas socioambientais, participação

Resumo

Este trabalho reflete sobre ações de pesquisa e extensão envolvendo as plantas medicinais e cuidados à saúde, realizadas junto à comunidade do Morro da Cruz, município de Porto Alegre. A experiência, desenvolvida entre os anos de 2007 e 2013, fomenta uma rede terapêutica local na qual interagem diferentes agentes, incluindo grupos de mulheres, equipes de saúde, acadêmicos, terapeutas populares e lideranças espirituais da comunidade. Assim, se expressam diferentes concepções para o cuidado com a saúde que abrangem as relações dinâmicas entre vida familiar e espiritual, ambiente e sistema médico oficial. Desejando contemplar estas relações, buscou-se uma aproximação entre o campo do conhecimento da etnobotânica e a proposta da pesquisa-ação, pautando o princípio da interculturalidade. A experiência revela a importância do fomento às práticas terapêuticas tradicionais para a conservação ambiental e para manutenção da vitalidade da produção de saberes envolvendo plantas medicinais.

Biografia do Autor

  • Alana Casagrande, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica - DESMA PGDR/UFRGS.
    Bióloga e Mestre em Desenvolvimento Rural
  • Rumi Regina Kubo, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR/UFRGS. Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica - DESMA PGDR/UFRGS.
    Doutora em Antropologia Social
  • Mara Rejane Ritter, Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Botânica

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)