Saberes e práticas relacionadas ao manejo da diversidade agrícola e biológica no litoral norte do Rio Grande do Sul

Autores

  • Joana Braun Bassi Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
  • Carolina Michelon Terme Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
  • Mariana Oliveira Ramos Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
  • Lidiane Fernandes da Luz Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
  • Ana Paula De Carli Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
  • Rumi Regina Kubo Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc

Palavras-chave:

Mata Atlântica no RS, agrobiodiversidade, agricultura familiar

Resumo

Apresentamos os resultados parciais de um trabalho de documentação realizado com agricultores familiares na região de Maquiné. O município se estende entre as encostas atlânticas e a planície costeira do RS, acompanhando o rio de mesmo nome. Propomos a descrição dos sistemas agrícolas locais, ressaltando as dimensões do tempo vivido, dos tempos contados e dos lugares transformados. Região de reconhecida diversidade biológica, estando inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO, 1993), buscamos ao longo deste trabalho de pesquisa e documentação, iniciado em 2008, estudar as perspectivas dos agricultores sobre os significados desta diversidade, a partir da etnobiologia. Abordamos aqui a proposta de elaboração de um calendário agrícola e do mato, construído a partir de desenhos e do registro fotográfico de práticas locais, gerando um material de valorização e difusão dos conhecimentos locais e ao mesmo tempo um instrumento metodológico.

Biografia do Autor

  • Joana Braun Bassi, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
    Mestranda em Desenvolvimento Rural pela Pós graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS). Graduada em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2008. Atua no projeto Promoção do desenvolvimento rural sustentável na região nordeste do RS: extrativismo, saberes e fazeres locais e conservação ambiental. É integrante do DESMA desde o ano de 2005- Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica- núcleo multidisciplinar vinculado à Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS).Tem experiência na área de conservação e uso dos recursos naturais na área de Mata Atlântica/RS.
  • Carolina Michelon Terme, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
    Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Go Rio Grande do Sul, integrante do grupo de pesquisa DESMA - Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica. Bolsista CNPq pelo Projeto "Promoção do desenvolvimento rural sustentável na região nordeste do RS: extrativismo, saberes e fazeres locais e conservação ambiental"
  • Mariana Oliveira Ramos, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
    Mestre em Desenvolvimento Rural (UFRGS), Nutricionista (UFSC). Vem trabalhando com o fortalecimento da agricultura familiar, da segurança alimentar e nutricional e da valorização de modos de vida tradicionais no meio rural através de projetos executados pela Ong Anama e pelo Grupo de Pesquisa DESMA/UFRGS. Tem interesse por pesquisas que construam pontes entre a antropologia do mundo rural e da alimentação com as temáticas da segurança alimentar e nutricional e da conservação ambiental. É integrante da ong Ação Nascente Maquiné (ANAMA) e do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA/UFRGS).
  • Lidiane Fernandes da Luz, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
    Graduada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolveu diversos trabalhos desde 2006 na área de educação ambiental através de serviços prestados à empresa Biolaw Consultoria Ambiental. Também realiza desde 2006 atividades junto ao Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA/UFRGS) com participação em projetos como "Capacitação de comunidades tradicionais e de agricultores familiares dos municípios da Encosta Atlântica da microrregião de Osório (RS) para o manejo da biodiversidade e promoção da agricultura familiar sustentável” - Ministério do Desenvolvimento Agrário (2006/2007) e "Promoção do desenvolvimento rural sustentável na região nordeste do Rio Grande do Sul: extrativismo, saberes e fazees locais e conservação ambiental”, onde desenvolve pesquisa e extensão nas áreas de desenvolvimento rural e etnoecologia.
  • Ana Paula De Carli, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
    Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável e Mata Atlântica DESMA/PGDR da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq pelo projeto "Promoção do desenvolvimento rural sustentável na região nordeste do Rio Grande do Sul: extrativismo, saberes e fazeres locais e conservação ambiental"
  • Rumi Regina Kubo, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica, vinc
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora da ONG Ação Nascente Maquiné, coordenadora do Grupo DESMA (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica). Tem atuado abordando os seguintes temas: desenvolvimento rural e sustentabilidade, extrativismo, mata atlântica, etnobotânica e etnoecologia e antropologia visual.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)