14927 - Reflexões sobre o estágio curricular de vivência na compreensão das agriculturas familiares na Amazônia Paraense

Autores

  • Cleoson Moura Reis Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
  • Priscila de Souza Rollo Pereira Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
  • Marcell Nóvoa Costa Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
  • Romier da Paixão Sousa Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal

Palavras-chave:

desenvolvimento rural, agricultura familiar, abordagem sistêmica, pluriatividade.

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre as contribuições do estágio curricular supervisionado de vivência na compreensão das agriculturas familiares na Amazônia Paraense. A vivência foi realizada na comunidade Santa Luzia, município de Tomé-Açu, Nordeste Paraense, com educandos do curso de Agronomia do IFPA – Campus Castanhal. No percurso da vivência, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada, os métodos da caminhada transversal e o da observação participante visando à coleta de informações das famílias e do estabelecimento, buscando partilhar o seu cotidiano, procurando unir o objeto da pesquisa ao seu contexto. Verificou-se que os sujeitos do meio rural ao exercer a problematização da realidade concreta juntamente com os educandos no processo de formação em interface do saber contextual e saber científico passam a ter certo protagonismo na produção de inovações nos seus estabelecimentos rurais.

Biografia do Autor

  • Cleoson Moura Reis, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Educando de Engenharia Agronômica e Bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal
  • Priscila de Souza Rollo Pereira, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Educanda de Engenharia Agronômica, Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia e Integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal
  • Marcell Nóvoa Costa, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Educando de Engenharia Agronômica e Bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal
  • Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Castanhal
    Professor do IFPA Campus Castanhal e Integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da agricultura Familiar Camponesa (NEA) do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2