15013 - As organizações envolvidas em um processo de transição agroecológica: uma análise em Santa Cruz da Baixa Verde, PE

Autores

  • Filipe A. X. Lima Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • José Geraldo Wizniewsky Professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Com o objetivo de analisar a participação e articulação das organizações governamentais e não governamentais em um processo de transição agroecológica, este trabalho descreve o processo de certificação dos produtos e as ações de organizações envolvidas na assessoria e monitoramento de agricultores familiares ligados à Adessu Baixa Verde, localizada em Santa Cruz da Baixa Verde, PE. Como recurso metodológico, foram realizadas entrevistas seguidas de conversas informais com agricultores, com o presidente e o secretário da associação e com os técnicos extensionistas que viveram a organização e a consolidação do processo de transição agroecológica. A pesquisa demonstra que, apesar das divergências e conflitos evidenciados na experiência, as organizações descritas neste trabalho, estando na esfera governamental ou não governamental, têm buscado novas estratégias de desenvolvimento rural. Assim, reconhece-se que, essas organizações, embora apresentem distintos perfis e características, em muito podem contribuir para os sistemas produtivos dos agricultores, realizando suas ações norteadas pelos princípios da Agroecologia e construindo formas de agriculturas mais sustentáveis no município.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>