A Importância do Estágio de Vivência em Agricultura Familiar na Formação do Licenciando em Ciências Agrícolas

Autores

  • Gustavo S. C. Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Filipe A. X. Lima Univeridade Federal Rural de Pernambuco
  • Jorge L. S. Mattos Univeridade Federal Rural de Pernambuco
  • Jorge R. Tavares de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

educação, agroecologia, formação profissional

Resumo

O estágio de vivência tem papel fundamental na formação do licenciando em Ciências Agrícolas que é habilitado para desenvolver trabalhos com educação não formal, no âmbito da extensão rural. Neste trabalho, apresentam-se descritas informações e reflexões sobre o V Estágio de Vivência em Agricultura Familiar e Camponesa, resultado da parceria estabelecida em meados de 2008 na região nordeste do Brasil entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Centro Sabiá, Grupo Caatinga, Diaconia e Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). A realização do estágio de vivência oportunizou aos estudantes a troca e a construção de conhecimentos primordiais a sua formação profissional. Pode-se afirmar, ainda, que a prática da vivência possibilitou a percepção in loco de que a superação do modo de produção convencional é possível.

Biografia do Autor

  • Gustavo S. C. Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Engenheiro Agrônomo pela UFRPE, atualmente cursando a Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE. Experiências: Estágio de Vivência em Agricultura Familiar e Camponesa (2008), Simpósio Nordestino de Agroecologia e Agricultura Familiar (2005), Congresso Cearense de Agroecologia (2008), Seminário O Estado da Arte do Ensino em Extensão Rural (2008). Áreas de interesse em pesquisa: Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. Endereço: rua Paraguassu, 62 ap 104, Torre, Recife-PE. cep: 50711-020. gsilvacs@hotmail.com, telefone: (81)32284289
  • Filipe A. X. Lima, Univeridade Federal Rural de Pernambuco
    Engenheiro Agrônomo/UFRPE, mestrando do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (POSMEX) da Univeridade Federal Rural de Pernambuco. Experiências: Estágio de Vivência em Agricultura Familiar e Camponesa (2008), Congresso Cearense de Agroecologia (2008), Seminário O Estado da Arte do Ensino em Extensão Rural (2008). Áreas de interesse em pesquisa: Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.
  • Jorge L. S. Mattos, Univeridade Federal Rural de Pernambuco
    Graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1993), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1995) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Tem experiência em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de agroecossistemas, extensão rural, sistemas de produção e assentamentos de reforma agrária. Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural de Pernambuco , Brasil. Endereço: rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Depto de Educação, Bloco A. Dois Irmãos. cep:52171-900 - Recife, PE – Brasil. Telefone: (81) 33206581. e-mail: js-mattos@uol.com.br
  • Jorge R. Tavares de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1971). Atualmente é professor auxiliar 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, associativismo, agroecologia, agricultura familiar e extensão rural. Endereço: rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Depto de Educação, Bloco A. Dois Irmãos. cep:52171-900 - Recife, PE – Brasil. Telefone: (81) 33206581. e-mail: jtavares@ded.ufrpe.br

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Publicado

2009-12-31