15105 - A inserção agroecológica na educação ambiental em uma escola particular de Cruz das Almas, BA.

Autores

  • Tamara Rocha dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Ana Carolina Rabelo Nonato Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Juliana Nascimento dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Daniel Melo de Castro danielmec@hotmail.com
  • Fabiane Pereira Machado Dias Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Agroecologia, alimentação orgânica, consciência ecológica.

Resumo

A temática da inserção da Agroecologia na educação ambiental tem impacto positivo, já que a geração da consciência ecológica envolve mudanças no comportamento educacional e social das pessoas envolvidas. O despertar desta consciência ambiental, se mostra cada vez mais importante, no que diz respeito à preocupação com a natureza, na qual o homem é parte integrante, diante dos atuais problemas ambientais que se enfrenta. Portanto o objetivo neste trabalho foi identificar o grau de estudantes do 3º ano do ensino médio através de atividades de educação ambiental, procurando ainda incentiva-los a transformações nos hábitos alimentares. Foram aplicados 19 questionários para estudantes do 3º ano do ensino médio, em um colégio da rede privada de Cruz das Almas, onde foram analisadas perguntas ligadas a alimentação orgânica e meio ambiente. Pode-se concluir que houve maior porcentagem no número dos estudantes que demonstraram certa preocupação com o meio ambiente, e acreditam que consumindo alimentos orgânicos terão uma forma de alimentação saudável.

Biografia do Autor

  • Tamara Rocha dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
    Ciências Agrárias

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação

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