Concurso de desenhos como forma lúdica de conscientização contra o uso de agrotóxico

Autores

  • Claudia Roberta Nenningn Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristina Sturmer dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Micheli Becker Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Caroline Regina Fuzinato Pavan Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Josimeire Aparecida Leandrini Professora Dra. da Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristian José Cristofel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danieli KONOPKA Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Deise Caroline BIASSI Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alisson Antonio dos SANTOS Universidade Federal da Fronteira

Palavras-chave:

Agroquímicos, Educação Ambiental, Agroecologia.

Resumo

Após a segunda guerra mundial, a utilização de agrotóxicos no Brasil se tornou cada vez mais crescente, no intuito de aumentar a produção de alimentos, surgindo assim um novo modelo agroalimentar. Em virtude desse uso desenfreado de defensivos nas lavouras, e consequentemente altos nível de toxidade nos alimentos passa-se a buscar vicissitudes para a conscientização da população. Nesta perspectiva o comitê de acompanhamento de Laranjeiras do Sul, da campanha permanente contra o uso de agrotóxicos e pela vida, juntamente com o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), e o Programa de Educação Tutorial (PET) Políticas Públicas e Agroecologia, propuseram um concurso de desenho, para alunos das redes de ensino do território Cantuquiriguaçu, região Centro-Oeste do estado do Paraná, com o intuito dos mesmos representarem de forma lúdica a consciência sobre o uso de agrotóxicos. O concurso teve duas edições, senda a primeira intitulada como “Agroecologia ou Agrotóxico”, realizada no ano de 2012 e a segunda “Alimento ou Agrotóxicos. O que você come?” em 2013. Com a análise de dados por meio da contagem de desenhos, percebe-se uma crescente participação por parte das escolas e alunos que enviaram seus desenhos, em relação da primeira edição para a segunda, e consequentemente uma adesão e discussão maior sobre a Educação Ambiental nessas instituições

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Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos