14058 - Análise da intenção de aquisição de alimentos lácteos orgânicos no município de Cascavel - PR

Autores

  • Cristina Sturmer dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tiago Costa
  • Pedro Ivan Christoffoli
  • Jézica Tamírís Dortelmann
  • Paulo Alexandre Nunes
  • Aline De Pieri
  • Glaucia Keli Back

Palavras-chave:

Alimentos lácteos orgânicos, Comportamento do consumidor, Pesquisa de Marketing.

Resumo

O desenvolvimento de atividades produtivas com maior valor percebido e sustentabilidade ambiental tem sido um dos maiores desafios do Brasil na atualidade. Nos últimos anos o Território Cantuquiriguaçu, tem vivenciado a ampliação de diversas iniciativas ligadas à agroecologia no sentido de reforçar os processos e práticas de produção de alimentos saudáveis, contribuindo para geração de emprego e renda para os agricultores familiares da região. No assentamento 08 de Junho, localizado no município de Laranjeiras do Sul – PR, está em vias de instalação um laticínio de leite orgânico e derivados. Em vista de fortalecer essa experiência ações de ensino, pesquisa e extensão tem sido executadas na Universidade Federal da Fronteira Sul, visando o desenvolvimento técnico e o fortalecimento da gestão desta nova organização. Parte destas ações tem focalizado o desenvolvimento de um plano de marketing para este empreendimento. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é compreender os hábitos de consumidores de lácteos convencionais e a intenção de aquisição de produtos lácteos orgânicos no município de Cascavel, Paraná. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a realização de um levantamento exploratório com 142 entrevistados em 3 supermercados de grande porte da região central da cidade. A amostra foi não probabilística e por conveniência. O questionário foi desenvolvido, tabulado e analisado por meio do aplicativo Sphinx. Os resultados revelaram que os potenciais consumidores de produtos lácteos orgânicos procuram aspectos mais inovadores no produto que apenas o fato de ser orgânico, tem interesse de adquirir produtos lácteos orgânicos, mas não estão dispostos a pagar um preço muito diferenciado por esses produtos, por fim preferem os supermercados como principal canal de comercialização.

Biografia do Autor

  • Cristina Sturmer dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Graduanda de Ciências Econômicas com linha de formação em desenvolvimento rural e cooperativismo e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Politicas Publicas e Agroecologia.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)