Avaliação do tratamento biológico com isolados de Trichoderma spp. na germinabilidade de sementes de feijão

Autores

  • Eder Marques Pós-Doutorando Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Controle Biológico)/Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (Depto de Fitopatologia)
  • Débora Britos dos Santos Acadêmica do curso de Biologia, UDF Centro Universitário/Bolsista Embrapa Cenargen
  • João Batista Tavares da Silva Pesquisador III da Embrapa Cenargen
  • Irene Martins Analista A da Embrapa Cenargen
  • Sueli Corrêa Marques de Mello Pesquisador A da Embrapa Cenargen

Palavras-chave:

bioprotetores, germinação, Phaseolus vulgaris L., microbiolização de sementes

Resumo

Objetivou-se avaliar 10 isolados de Trichoderma obtidos de solos do Núcleo Rural Rajadinha – DF, na germinabilidade de sementes de feijão ‘BRS Estilo’. O método utilizado foi o de papel de filtro, onde sementes desinfestadas superficialmente com álcool a 70% e hipoclorito de sódio a 1%, foram microbiolizadas por 10 min em uma suspensão de 107 esporos/mL de cada isolado e depositadas em gerbox com papel germitest. O delineamento foi o inteiramente casualizado, com 4 repetições compostas por 25 sementes, mais a testemunha imersa em água destilada. Com base nos dados obtidos, foram calculados o tempo médio e a velocidade de germinação. Não houve diferença estatística no tempo médio de germinação; por outro lado, as sementes tratadas com os isolados CEN1254, CEN1265 e CEN1268 germinaram mais rapidamente. Tais isolados devem ser estudados a fim de se conhecer os compostos responsáveis por suas características benéficas e tendo em vista o desenvolvimento de produtos bioprotetores de sementes.

Biografia do Autor

  • Eder Marques, Pós-Doutorando Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Controle Biológico)/Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (Depto de Fitopatologia)
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (2004), mestrado (2007) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (2012). Foi Professor Substituto no período de 2012 a 2013, lecionando parte das seguintes disciplinas de graduação: Microrganismos Fitopatogênicos, Pesquisa em Bacteriologia Vegetal, Fitopatologia Geral e Patologia Florestal. Atualmente, encontra-se em estágio Pós-Doutoral na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Laboratório de Fitopatologia) e atua como Pesquisador Colaborador Pleno no Departamento de Fitopatologia (UnB), ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de bactérias e fungos para controle biológico, tolerância de bactérias a cobre, caracterização molecular e bioquímica de microrganismos, promoção do crescimento de plantas e possui noções básicas nas técnicas de HPLC e Maldi-TOF.
  • Débora Britos dos Santos, Acadêmica do curso de Biologia, UDF Centro Universitário/Bolsista Embrapa Cenargen
    Possui ensino médio segundo grau pelo Centro Educacional 03 de Sobradinho(2007). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular.
  • João Batista Tavares da Silva, Pesquisador III da Embrapa Cenargen
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é pesquisador III - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, fungos antagonistas e entomopatogênicos, protozoários entomopatogênicos, coleções de cultura, bioinseticida.
  • Irene Martins, Analista A da Embrapa Cenargen
    Possui Mestrado em Ciências agrárias (2006) pela Universidade de Brasília. Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (1998) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (1989) Atualmente é analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos entomopatogênicos e fitopatogenicos, Dicyma pulvinata, Trichoderma spp. e coleções de cultura microbianas.
  • Sueli Corrêa Marques de Mello, Pesquisador A da Embrapa Cenargen
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília, mestrado em Ciências Biológicas com concentração em Fitopatologia e doutorado em Fitopatologia, também pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e colabora no Curso de Pós-Graduação em Fitopatologia da UnB, como professora, orientadora de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de agronomia, em pesquisa e assistência técnica a agricultores, no diagnóstico e controle de pragas e doenças. Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN), desenvolve pesquisa em recursos genéticos microbianos e controle biológico. Responde pelo Banco de Recursos Genéticos Microbianos do CENARGEN, junto ao Conselho de Patrimônio Genético (CGEN). É representante do Brasil frente ao Grupo de Microrganismos da Rede de Recursos Genéticos dos Países do Cone Sul (Regensur-Procisur).

Downloads

Publicado

2014-12-09