Avaliação do antagonismo de Trichoderma contra Sclerotinia sclerotiorum e Sclerotium rolfsii in vitro

Autores

  • Débora Brito dos Santos UDF- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA- CENARGEN
  • Eder Marques Universidade de Brasília- UnB Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia-CENARGEN
  • João Batista Tavares Silva Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- CENARGEN
  • Irene Martins Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- CENARGEN
  • Sueli Côrrea Marques de Mello Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- CENARGEN

Palavras-chave:

Pareamento de culturas, inibição de patógenos, controle biológico

Resumo

Os fungos Sclerotinia sclerotiorum e Sclerotium rolfsii são fitopatógenos causadores de doenças agrícolas que provocam grandes perdas na produção e na qualidade dos produtos finais. Diversos microrganismos vêm sendo avaliados como agentes de biocontrole para essas doenças, dentre eles citam-se fungos do gênero Trichoderma. Com o objetivo de avaliar a capacidade de inibição do crescimento micelial dos patógenos por Trichoderma foi utilizada a técnica de pareamento de culturas. Vinte e dois isolados do antagonista foram utilizados contra cada um dos patógenos. Os resultados demonstraram boa capacidade inibitória dos isolados de Trichoderma destacando-se os isolados CEN1289, CEN1275 e CEN1277. Estudos in vivo serão conduzidos visando ao aproveitamento dos potenciais agentes de biocontrole para gerar novos bioprodutos para uso agrícola. Isolados com esse potencial serão incorporados à Coleção de Microorganismos para o Controle Biológico de Fitopatógenos e Plantas Daninhas da Embrapa.

Biografia do Autor

  • Débora Brito dos Santos, UDF- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA- CENARGEN
    Estagiária no Laboratório de Fitopatologia, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- Cenargen; Graduanda em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Distrito Federal- UDF.
  • Eder Marques, Universidade de Brasília- UnB Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia-CENARGEN
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (2004), mestrado (2007) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (2012). Foi Professor Substituto no período de 2012 a 2013, lecionando parte das seguintes disciplinas de graduação: Microrganismos Fitopatogênicos, Pesquisa em Bacteriologia Vegetal, Fitopatologia Geral e Patologia Florestal. Atualmente, encontra-se em estágio Pós-Doutoral na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Laboratório de Fitopatologia) e atua como Pesquisador Colaborador Pleno no Departamento de Fitopatologia (UnB), ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prospecção de bactérias e fungos para controle biológico, tolerância de bactérias a cobre, caracterização molecular e bioquímica de microrganismos, promoção do crescimento de plantas e possui noções básicas nas técnicas de HPLC e Maldi-TOF.
  • João Batista Tavares Silva, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- CENARGEN
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é pesquisador III - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, fungos antagonistas e entomopatogênicos, protozoários entomopatogênicos, coleções de cultura, bioinseticida.
  • Irene Martins, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- CENARGEN
    Possui Mestrado em Ciências agrárias (2006) pela Universidade de Brasília. Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (1998) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (1989) Atualmente é analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos entomopatogênicos e fitopatogenicos, Dicyma pulvinata, Trichoderma spp e coleções de cultura microbianas.
  • Sueli Côrrea Marques de Mello, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia- CENARGEN
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília, mestrado em Ciências Biológicas com concentração em Fitopatologia e doutorado em Fitopatologia, também pela Universidade de Brasília. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e colabora no Curso de Pós-Graduação em Fitopatologia da UnB, como professora, orientadora de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de agronomia, em pesquisa e assistência técnica a agricultores, no diagnóstico e controle de pragas e doenças. Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN), desenvolve pesquisa em recursos genéticos microbianos e controle biológico. Responde pelo Banco de Recursos Genéticos Microbianos do CENARGEN, junto ao Conselho de Patrimônio Genético (CGEN). É representante do Brasil frente ao Grupo de Microrganismos da Rede de Recursos Genéticos dos Países do Cone Sul (Regensur-Procisur).

Downloads

Publicado

2014-12-09