16132 - Troca de experiências entre camponeses e estudantes através do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade (NEPEAS)

Autores

  • Denise Barbosa Silva Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, NEPEAS - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade
  • Flavio Murilo Pereira da Costa Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, NEPEAS - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade
  • Janaína Deane de Abreu Sá Diniz Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, NEPEAS - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade
  • Antônio de Almeida NOBRE JÚNIOR Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, NEPEAS - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade

Palavras-chave:

Agroecologia, Extensão Rural, Agricultura Familiar

Resumo

O NEPEAS tem sua construção pedagógica e metodológica elaborada a partir de premissas fundantes da Agroecologia enquanto ciência adota uma visão complexa e ampla das áreas do conhecimento para a compreensão e transformação da realidade. Esse artigo objetiva apresentar o processo de desenvolvimento dessas ações e sua possível contribuição para a mudança de paradigmas entre a Universidade e uma comunidade de agricultores da Reforma Agrária em áreas de Cerrado. A construção coletiva do saber e da prática motiva a mudança de paradigmas na formação dos agricultores e de estudantes, transformando a realidade dos atores envolvidos. Diferentes unidades familiares com produção de base agroecológica foram os espaços coletivos selecionados para as trocas de saberes e aprendizados de um grupo de agricultores do Assentamento Márcia Cordeiro Leite. O processo de construção participativa se dá de maneira paralela e singular sempre que o agricultor opta por soluções viáveis que preservem sua autonomia e as questões ambientais. O maior desafio para essa comunidade está sendo manter o coletivo e a perspectiva agroecológica em curso, em suas várias etapas do ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Denise Barbosa Silva, Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, NEPEAS - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Sustentabilidade
    Bióloga, mestre em Botânica, pesquisadora e professora voluntária do curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)