Mapeamento de canais de distribuição de produtos orgânicos e agroecológicos no Distrito Federal

Autores

  • Tayline Walverde Bispo Universidade de Brasília
  • Janaína Deane de Abreu Sá Diniz Universidade de Brasília
  • Flávio Murilo Pereira Costa Universidade de Brasília

Resumo

Muitos agricultores estão mudando o manejo convencional de produção agropecuária, buscando formas mais limpas de produzir alimentos, principalmente nos princípios agroecológicos e no manejo orgânico. Diante dessa realidade, mostra-se importante o entendimento dos canais de distribuição, para que esses produtos diferenciados cheguem de forma eficiente até o consumidor. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi mapear os principais canais de distribuição de produtos orgânicos e agroecológicos no Distrito Federal. Os canais de distribuição são os meios nos quais os alimentos passam dos produtores aos consumidores, sendo necessária uma organização e uma variedade de canais para que não haja dependência de um único meio de venda ou apenas um local em que os consumidores acessem esses alimentos.

Biografia do Autor

  • Tayline Walverde Bispo, Universidade de Brasília
    Faculdade UnB Planaltina
  • Janaína Deane de Abreu Sá Diniz, Universidade de Brasília
    Faculdade UnB Planaltina.
  • Flávio Murilo Pereira Costa, Universidade de Brasília
    Faculdade UnB Planaltina

Referências

CAPORAL, F.R. Agroecologia: um nova ciência para apoiar a transição a novas agriculturas mais sustentáveis. In: CAPORAL, F.R.; AZEVEDO, E.O. Princípios e perspectivas da agroecologia. Paraná: IFPR, 2011.

SCHNEIDER, Sergio. A pluriatividade como estratégia de reprodução social da agricultura familiar no Sul do Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 16, p. 164-184, 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)