Banco Comunitário Ita: Fomentando a Agroecológica através da concessão de crédito acompanhado

Autores

  • Mariza Madalena DAHMER Aluna do curso de Especialização em Residência Agrária: Agroecologia, Produção e Extensão Rural da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS
  • Sederli Bombarda SOBRINHO Aluna do curso de Graduação em Ciências Biológicas das Faculdades Magsul, Ponta Porã, MS
  • Valtair Gonçalves PRATA Aluno do Curso de Especialização em Residência Agrária: Agroecologia, Produção e Extensão Rural, da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados, MS.

Palavras-chave:

agricultura familiar, produção sustentável, desenvolvimento.

Resumo

A agricultura familiar desenvolvida nos Assentamentos Itamarati I e II, localizados no município de Ponta Porã, MS, vivencia uma série de dificuldades decorrentes do modelo agrícola herdado da Fazenda Itamarati. Na busca de superar este modelo produtivo, através da construção de alternativas sustentáveis a agroecologia tem se tornado uma ferramenta fundamental. No processo de construção agroecológica, em 2012 constituiu-se o Banco Comunitário Ita, para promover o desenvolvimento local através do fomento de práticas orgânica e agroecológicas. Nesse sentido, o relato tem o objetivo de destacar alguns empreendimentos agroecológicos que fomentaram e fortaleceram o processo produtivo, por intermédio do crédito produtivo acompanhado acessado junto ao Banco pelos produtores. A metodologia utilizada foi o levantamento dos empreendimentos agroecológicos financiados no Banco Comunitário Ita e visitas aos produtores que acessaram os financiamentos.

Downloads

Publicado

2015-02-21

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)