Comercialização de produtos orgânicos pela agricultura familiar em Bonito, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Juliana Benites PADUA-GOMES Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS
  • Denise Soares da Silva PADOVAN Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul - AGRAER/Agência de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – AADS
  • Airton José da Silva GARCEZ Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul - AGRAER.
  • Eder Pereira GOMES UFGD-Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Dourados, MS
  • Milton Parron PADOVAN Embrapa Agropecuária Oeste, Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e em Biologia Geral-Bioprospecção-UFGD, Dourados, MS.

Palavras-chave:

Canais de comercialização, consumo de alimentos orgânicos, certificação orgânica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer alguns aspectos relacionados à comercialização dos produtos orgânicos, certificação, agregação de valor, bem como sobre a conscientização de potenciais consumidores. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os agricultores do município, utilizando-se de um roteiro semiestruturado. Os resultados mostraram que a produção orgânica do município é comercializada, majoritariamente, entre as agroindústrias e através de venda direta. Os produtores destacaram a necessidade de mais opções de canais de comercialização da produção e, sobretudo, necessidade de maior conscientização por parte da população a respeito das qualidades desses produtos, destacando a divulgação contínua na mídia sobre os benefícios dos alimentos orgânicos, bem como a realização de palestras aos diversos segmentos da sociedade sobre a sua importância.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>