Comercialização de produtos orgânicos pela agricultura familiar em Bonito, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Canais de comercialização, consumo de alimentos orgânicos, certificação orgânica.Resumo
Este trabalho tem como objetivo conhecer alguns aspectos relacionados à comercialização dos produtos orgânicos, certificação, agregação de valor, bem como sobre a conscientização de potenciais consumidores. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os agricultores do município, utilizando-se de um roteiro semiestruturado. Os resultados mostraram que a produção orgânica do município é comercializada, majoritariamente, entre as agroindústrias e através de venda direta. Os produtores destacaram a necessidade de mais opções de canais de comercialização da produção e, sobretudo, necessidade de maior conscientização por parte da população a respeito das qualidades desses produtos, destacando a divulgação contínua na mídia sobre os benefícios dos alimentos orgânicos, bem como a realização de palestras aos diversos segmentos da sociedade sobre a sua importância.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos