Comparação Entre Dois Modelos de Produção em Hortas: Contribuições no Processo de Construção do Conhecimento Agroecológico em uma Escola Agrícola

Autores

  • Alan Frederico Brizueña GIMENES 1Mestrando em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professor de Biologia na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, Campo Grande, MS
  • Marcos Vinicius CAMPELO JUNIOR Mestrando em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professor na rede pública, Campo Grande, MS
  • Icléia Albuquerque VARGAS Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Palavras-chave:

Agroecologia, educação ambiental, formação técnico agrícola.

Resumo

A agricultura voltada para a produção em larga escala trouxe consequências negativas, tanto no âmbito ambiental quanto social. Frente a esses problemas, a agroecologia é a opção que vem se destacando ao aglutinar aspectos socioambientais. Partindo dessas circunstâncias, surgiu a preocupação com a formação do técnico agrícola egresso de uma escola agrícola no município de Campo Grande-MS. Assim, este trabalho propõe uma sequência didática que permita a integração da grade curricular com as práticas de base agroecológica. Para isso, os alunos envolvidos neste trabalho compararam alguns aspectos relacionados ao processo de sucessão ecológica e agroecologia, analisando dois modelos de hortas. Espera-se que este trabalho possa servir como uma das alternativas no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento dos conceitos propostos, bem como, promova a formação de um profissional mais consciente frente às questões que envolvam a produção agrícola e aspectos socioculturais.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)