Comparação Entre Dois Modelos de Produção em Hortas: Contribuições no Processo de Construção do Conhecimento Agroecológico em uma Escola Agrícola
Palavras-chave:
Agroecologia, educação ambiental, formação técnico agrícola.Resumo
A agricultura voltada para a produção em larga escala trouxe consequências negativas, tanto no âmbito ambiental quanto social. Frente a esses problemas, a agroecologia é a opção que vem se destacando ao aglutinar aspectos socioambientais. Partindo dessas circunstâncias, surgiu a preocupação com a formação do técnico agrícola egresso de uma escola agrícola no município de Campo Grande-MS. Assim, este trabalho propõe uma sequência didática que permita a integração da grade curricular com as práticas de base agroecológica. Para isso, os alunos envolvidos neste trabalho compararam alguns aspectos relacionados ao processo de sucessão ecológica e agroecologia, analisando dois modelos de hortas. Espera-se que este trabalho possa servir como uma das alternativas no processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento dos conceitos propostos, bem como, promova a formação de um profissional mais consciente frente às questões que envolvam a produção agrícola e aspectos socioculturais.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos