Sequência Didática como Instrumento na Construção do Conhecimento Agroecológico em uma Escola Agrícola

Autores

  • ALAN FREDERICO BRIZUEÑA GIMENES UFMS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)
  • Marcus Vinicius Campelo Junior Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professor de Geografia na rede pública estadual, Campo Grande, MS
  • Icléia Albuquerque de Vargas Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA, HORTA ESCOLAR, AGRICULTURA ORGÂNICA

Resumo

O ser humano tem interferido no meio ambiente causando problemas ambientais, sociais e econômicos. Sabe-se que a busca do desenvolvimento em consonância com a questão ambiental é uma alternativa que pode amenizar as ações antrópicas negativas ao ambiente. Algumas profissões por suas competências e atribuições necessitam urgentemente mudar suas posturas frente à questão ambiental, como é o caso do técnico agrícola. Assim, a partir dessas reflexões, a inserção da Educação Ambiental em consonância com a Agroecologia permeada pelos pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire no contexto da formação desses profissionais, tornou-se uma opção em direção às mudanças almejadas. Com isso, foi realizado este estudo que buscou conhecer a realidade da formação desses profissionais, bem como, propor durante esse processo, atividades inseridas em uma sequência didática que favorecem a aprendizagem de alguns conceitos envolvidos no processo de sucessão ecológica. Também contribui para a integração da grade curricular com a prática da Educação Ambiental e da Agroecologia, por meio da análise dos sistemas produtivos de horta convencional e de horta no modelo PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável). A investigação foi realizada com 26 alunos do ensino médio Técnico em Agropecuária na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, Campo Grande/MS. Pela análise dos resultados desta pesquisa é possível inferir que a proposta de sequência didática desenvolvida contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos principais conceitos envolvidos no processo de sucessão ecológica, integrando-os à Educação Ambiental e à Agroecologia, contemplando as dimensões ambientais, sociais e econômicas, contribuindo para a construção do conhecimento agroecológico.

Referências

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos