Sequência Didática como Instrumento na Construção do Conhecimento Agroecológico em uma Escola Agrícola
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA, HORTA ESCOLAR, AGRICULTURA ORGÂNICAResumo
O ser humano tem interferido no meio ambiente causando problemas ambientais, sociais e econômicos. Sabe-se que a busca do desenvolvimento em consonância com a questão ambiental é uma alternativa que pode amenizar as ações antrópicas negativas ao ambiente. Algumas profissões por suas competências e atribuições necessitam urgentemente mudar suas posturas frente à questão ambiental, como é o caso do técnico agrícola. Assim, a partir dessas reflexões, a inserção da Educação Ambiental em consonância com a Agroecologia permeada pelos pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire no contexto da formação desses profissionais, tornou-se uma opção em direção às mudanças almejadas. Com isso, foi realizado este estudo que buscou conhecer a realidade da formação desses profissionais, bem como, propor durante esse processo, atividades inseridas em uma sequência didática que favorecem a aprendizagem de alguns conceitos envolvidos no processo de sucessão ecológica. Também contribui para a integração da grade curricular com a prática da Educação Ambiental e da Agroecologia, por meio da análise dos sistemas produtivos de horta convencional e de horta no modelo PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável). A investigação foi realizada com 26 alunos do ensino médio Técnico em Agropecuária na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, Campo Grande/MS. Pela análise dos resultados desta pesquisa é possível inferir que a proposta de sequência didática desenvolvida contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos principais conceitos envolvidos no processo de sucessão ecológica, integrando-os à Educação Ambiental e à Agroecologia, contemplando as dimensões ambientais, sociais e econômicas, contribuindo para a construção do conhecimento agroecológico.Referências
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