Manutenção do Ciclo da Vida: Experiência em Transição Agroecológica de Hortaliças no Assentamento Serra Dourada, Goiás – GO.

Autores

  • Ana Cláudia de Lima SILVA Universidade Federal de Goiás, Regional Cidade de Goiás, GO, Pós-Graduação – Especialização em Direitos Sociais do Campo – Residência Agrária.
  • Tobias BUENO Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia, Goiânia, GO, – Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – Instituto de Estudos Socioambientais (UFG/IESA).
  • Altamiro Lourenço da SILVA Projeto de Assentamento Serra Dourada – Goiás-GO.
  • Sirlene dos Santos Neves SILVA Projeto de Assentamento Serra Dourada – Goiás-GO.

Palavras-chave:

Produção agroecológica, diversidade, autonomia, agente transformador.

Resumo

A transição agroecológica é um desafio para agricultores que convivem com a agricultura de escala industrial baseada no uso de combustíveis fósseis. O processo de alteração para o manejo sustentável da natureza é um caminho árduo, mas fundamental para a realização de uma forma de produção mais responsável, que possibilite a permanência do agricultor no campo. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência que vem sendo desenvolvida pelos agricultores Altamiro e Sirlene para tornarem sua produção mais sustentável, dando à terra multifuncionalidade e diversidade, buscando desenvolver estratégias alternativas para se tornar agroecológica e manter o ciclo da vida. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas e acompanhamento às experiências promovidas pelos agricultores. O que se pode constatar até o presente momento é que o casal tem conseguido se manter na terra, servindo de exemplo aos agricultores vizinhos e, principalmente, à sua pequena filha Thamyres.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências