As Hortas Escolares como Ferramenta para Fortalecimento das Escolas do Campo

Autores

  • Luciana Kássia Campos SOARES Universidade Federal de Goiás, Regional Cidade de Goiás, GO.
  • Diogo Linhares FERNANDES Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Ana Cláudia de Lima SILVA Universidade Federal de Goiás, Regional Cidade de Goiás, GO.
  • Celio Cosmo Universidade Federal de Goiás, Regional Cidade de Goiás

Palavras-chave:

Educação no campo, agroecologia, segurança alimentar.

Resumo

O projeto de interação entre a Escola Família Agrícola de Goiás com quatro escolas públicas do campo localizadas em Assentamentos e em distritos no entorno da Cidade de Goiás tem a implantação de Hortas Agroeocológicas como ferramenta para diálogos e aproximações na comunidade escolar. O projeto começou em Abril de 2014 atendendo uma diversidade de jovens do ensino fundamental. A proposta é interferir positivamente de maneira complementar no desenvolvimento educacional e de formação dos estudantes enquanto atores sociais do campo. Os participantes do projeto entendem que as hortas escolares são espaços de formação em que podem ser abordados os diferentes temas que fazem parte das disciplinas básicas. É um ambiente interdisciplinar, utilizado para construir em conjunto pensamentos críticos sobre educação ambiental, segurança alimentar e agroecologia na produção. As escolas também têm como benefício à utilização dos produtos para a própria alimentação na merenda dos estudantes.

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Publicado

2015-02-21

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências

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