Práticas de Alimentação Utilizadas em Rebanhos Leiteiros em Arapuã-PR: Conhecendo a Realidade para o Estabelecimento de Sistemas de Produção Mais Sustentáveis

Autores

  • Stella COSTA Extensionista, Departamento Municipal de Agricultura, Arapuã, PR.
  • Gisele Fernanda MOURO Docente, Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã, Ivaiporã, PR.
  • Elma José Rosa TEIXEIRA Estudante, Bolsista CNPq, Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã, Ivaiporã, PR.
  • Mateus Batista MEDEIROS Estudante, Bolsista PIBIS, Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã, Ivaiporã, PR.
  • Luana Stresser KRIGUER Estudante, Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã, Ivaiporã, PR.
  • Teresa Correa HORT Bolsista CNPq, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Vale do Ivaí, Ivaiporã, PR.

Palavras-chave:

agricultura familiar, alimentação animal, desenvolvimento sustentável

Resumo

O objetivo deste trabalho foi diagnosticar como é realizado o manejo de alimentação utilizado por bovinicultores de leite do município de Arapuã-PR. O diagnóstico foi realizado em 53 propriedades leiteiras e fez parte da metodologia de um curso de Formação Inicial e Continuada, vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC. Constatou-se que 56% das propriedades avaliadas produzem menos de 100 litros de leite por dia e em 87% delas é utilizada apenas a força de trabalho familiar. Gramíneas do gênero Brachiaria e a falta de rotação regular são predominantes nestes sistemas. Grande parte dos participantes realiza algum tipo de suplementação no rebanho, com volumoso ou concentrado. O fornecimento de água é um aspecto que ainda precisa ser trabalhado. A adoção de práticas para o manejo alimentar destes rebanhos, a partir da leitura da realidade, pode contribuir para o estabelecimento de sistemas mais sustentáveis na produção de leite em Arapuã-PR.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2