14229 - Proposta didático-pedagógica do curso técnico em agroecologia do IFPR campus Ivaiporã
Palavras-chave:
Educação, Curso técnico, Agricultura familiar, Pedagogia da AlternânciaResumo
O projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em agroecologia do IFPR, campus Ivaiporã foi construído com base numa proposta de alternância com vistas ao atendimento às dificuldades que os estudantes trabalhadores do campo têm em frequentar escolas que demandem seu deslocamento até a instituição de ensino. Considerando a concepção metodológica de educação do campo pautada em uma organização curricular integradora que exige reorganizar os tempos e espaços educativos, a carga horária foi dividida em tempo escola e tempo comunidade, onde os estudantes frequentam as aulas todas as semanas letivas do ano conforme o calendário acadêmico por três dias da semana onde tem aulas ministradas pelos docentes, sendo que a carga horária restante será aplicada por meio de um projeto integrador o qual irá permear os componentes curriculares. O currículo mostra-se inovador, pois institui uma nova forma de política de atendimento, em nível local e regional, a estas populações específicas.Downloads
Publicado
2013-12-08
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências