HORTA ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL Educação ambiental na Escola Estadual João Mosmann/Parobé/RS.

Autores

  • S. I. Fetter
  • J. Müller
  • M. C. Silva

Resumo

O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em uma escola pública, onde os alunos desenvolvem atividades visando cultivo de hortaliças para o uso na merenda escolar. Como forma de aproveitamentos dos resíduos orgânicos gerados, também produziram uma composteira, onde através da criação de minhocas desenvolvem a capacidade para trabalho em equipe, espirito cooperativo e responsabilidade pelos atos realizados, ampliando a consciência da importância das ações individuais e coletivas. Cada professor envolvido no projeto colaborou com algum material, desde as sementes até a construção de um canteiro misto e plantio em potes ou caixas de leite. Foram confeccionadas composteiras em tonéis visando o aproveitamento em pequena escala dos resíduos orgânicos. A horta escolar foi um passo para gerar vários temas integrados, como higiene, respeito e cooperação, alimentação alternativa, entre outros. O presente trabalho deverá ter prosseguimento para que mais alunos possam vivenciar a experiência cooperativada, utilizando nas atividades da horta técnicas alternativas de adubação e recuperação de solos. PALAVRAS–CHAVE: horta escolar, adubação orgânica, educação ambiental, transversalidade.

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Publicado

2006-11-12

Edição

Seção

Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia