Oficinas pedagógicas populares: uma ferramenta didática para promover a agroecologia urbana

Autores

  • Maria Aparecida Jose de Oliveira Jose de oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Anacã Biral Instituto de Permacultura da Bahia
  • Leandro Vieira dos Santos Aguiar Universidade Federal da Bahia
  • Marcelo Alexandrino Universidade Federal da Bahia
  • Nair Casagrande Universidade Federal da Bahia

Resumo

Vários são os problemas relacionados á urbanização desordenada, mas a redução das matas e áreas verdes urbanas é um fator preocupante. No nosso imaginário criou-se a ideia de que a agricultura é incompatível com a vida nas cidades. Este estudo propõe a utilização das oficinas pedagógicas sobre produção vegetal, visando disseminar a prática agroecológica em ambiente urbano e a popularizar os princípios da agroecologia. A sistematização da metodologia empregada nas oficinas gerou um plano de aula que serve como diretriz para as discussões da educação não formal. Foram realizadas 12 oficinas, em diferentes locais, ao longo de um ano, com carga horária de 4 horas, abordando temas como segurança alimentar, resíduos orgânicos e princípios agroecológicos. A avaliação foi feita no encerramento de cada oficina. Estas oficinas populares auxiliam na disseminação da agroecologia de forma mais ampla do que na educação formal, visto o seu caráter prático e interdisciplinar, realizando as trocas de saberes de forma sistêmica e lúdica.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico