A Relação Entre Agroecologia E Educação Do Campo Na Perspectiva Da Transição Agroecológica Escolar

Autores

  • Michele Laffayett de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul / PGDR
  • Cláudio José Bertazzo Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este estudo traz algumas considerações sobre como a Educação em Agroecologia vem sendo planejada e efetivamente realizada no espaço escolar de educação básica. O objetivo foi compreender e diagnosticar os desafios e possibilidades para o ensino da Agroecologia em uma Escola do Campo do município de Araras - São Paulo/Brasil. Utilizou-se a metodologia de pesquisa - ação - participativa. O processo pedagógico de planejamento, inserção e consolidação do ensino da Agroecologia vem se deparando com inúmeras dificuldades que comprometem e inviabilizam o seu desenvolvimento dentro do espaço escolar. A tendência à padronização, homogeneização e fragmentação do trato pedagógico acentua conflitos conceituais e incompatibilidades entre o ensino da Agroecologia e o ensino agrário convencional. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade de se refletir e buscar a Transição Agroecológica Escolar.

Biografia do Autor

  • Michele Laffayett de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / PGDR
    Graduada em Ciências Biológicas UFSCar Mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural UFSCar Doutoranda em Desenvolvimento Rural UFRGS

Referências

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Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

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