O ensino da Agroecologia em São Gabriel da Cachoeira-AM – contribuições reflexivas sobre o PRONATEC
Resumo
Este relato apresenta a experiência do ensino da Agroecologia ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, no município de São Gabriel da Cachoeira-AM. O objetivo foi compreender e analisar a inserção e o desenvolvimento do ensino da Agroecologia em três modalidades do Pronatec: duas de formação inicial continuada - FIC e o técnico concomitante. Foi possível trazer algumas análises reflexivas sobre o ensino da Agroecologia, e compreender seus entraves, desafios e possibilidades no contexto dos povos indígenas do Rio Negro. Palavras-Chave: indígenas; educação; transição agroecológica escolarReferências
CABALZAR, A.; RICARDO, C. A.; eds. Mapa Livro - Povos indígenas do Rio Negro: uma introdução à diversidade socioambiental do noroeste da Amazônia brasileira. São Paulo: ISA, FOIRN, 2006.
CAMPOS, M. L. Escolas no campo: desafios e possibilidades para o ensino da agroecologia e educação ambiental em Araras (SP). -- São Carlos : UFSCar, 2014. Dissertação (Mestrado) -- Universidade Federal de São Carlos.
EMPERAIRE, L. (org.) Dossiê de registro do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, ACIMRN / IPHAN / IRD / Unicamp-CNPq, Brasília, 235 p. 2010.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2000.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências