Agricultura urbana e redes de consumo: estratégias para a superação da pobreza em um país Andino
Resumo
Estudantes brasileiras realizaram um estágio no projeto AUP (Agricultura Urbana e Peri-Urbana), desenvolvido pela FAO (Food and Agriculture Organization) junto ao Governo Autônomo de Chuquisaca, na cidade de Sucre, Bolívia. O público alvo deste projeto foram famílias que residem nas periferias da cidade por consequência do êxodo rural e se encontram em situação de vulnerabilidade. O objetivo principal do projeto foi trabalhar diretamente com as mulheres na construção de pequenas nos quintais de suas casas para a produção de hortaliças, que primeiramente serve para atender as necessidades da família e cujo excedente é comercializado na forma de Cestas Orgânicas através de um Grupo de Consumo. Os objetivos do projeto vão além de garantir segurança alimentar e erradicar a fome e a desnutrição. Também envolvem o empoderamento da mulher por meio de atividades de capacitação e geração de renda para si.Referências
WHITESELL, Lily. Y aquellos que se fueron: retratos deléxodo boliviano. In: EL CENTRO PARA LA DEMOCRACIA (Bolivia) (Comp.). Desafiando laglobalización: Historias de La experiencia boliviana. La Paz: Plural, 2008. Cap. 8. p. 279-316. Disponível em: <http://democracyctr.org/>. Acesso em: 30 jan. 2015.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (Bolivia). Bolivia (PlurinationalStateof). 2013. Disponível em: <http://www.who.int/>. Acesso em: 30 jan. 2015.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION (Bolívia). Agricultura urbana y peri urbana en América Latina y el Caribe: El Alto. 2013. Disponível em: <http://www.fao.org/>. Acesso em: 30 jan. 2015.
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE (Estados Unidos). Resumo do relatório: Violência contra a mulher na América Latina e Caribe. Washington, DC: Organização Panamericana de Saúde, 2013. Disponível em: <http://www.paho.org>. Acesso em: 23 abr. 2015.