Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas: sementes e saberes tradicionais
Resumo
A presente pesquisa indaga sobre como os agricultores familiares que fazem parte da Associação de Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Rio Grande do Sul, resgatam seus saberes tradicionais sobre a produção de cultivares de milho crioulo. A pesquisa também pretende investigar de que forma esse processo de resgate de saberes e de construção de conhecimento interfere na organização das unidades de produção e reprodução da agricultura familiar e na forma de vida desses sujeitos. Para atender a esses objetivos, a investigação, que apresenta uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de pesquisa participante e entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com os agricultores participantes da Associação Após as entrevistas, pode-se conhecer melhor o importante papel da Associação frente à sociedade, proporcionando a conservação e o resgate dos cultivares crioulos e, instaurando, assim, em um ato de valorização da vida e dos saberes tradicionais. Palavras-chave: Agricultura Familiar; Resgate; Autonomia.Referências
CAMPOS, A.V. de. Milho Crioulo: sementes de vida – pesquisa, melhoramento e propriedade intelectual. Frederico Westphalen: Ed. da URI, 2007.
COSTABEBER, J.A. & KAUFAMNN, M.P. Análise do Conhecimento Popular Associado ao Resgate de Cultivares de Milho Crioulo no Município de Ibarama, RS. Disponível em < http://www.aader.org.ar/XVI_jornada/trabajos/archivos/2012/110_trabajo_atm_kaufmann.pdf>. Acesso em 29 de agosto de 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativa 2011. Disponível em < http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=430975&search=rio-grande-do-sul|ibarama>. Acesso em 23 de abril de 2012.
MAICÁ, E.D. Sementes. In: CALDART, R.S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Ed. Expressão Popular, 2012.