Mapeamento teórico da agrobiodiversidade crioula no município de Lagoa Bonita do Sul/RS

Autores

  • Valquiria Conti Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Rejane Flores Wizniewsky Universidade Federal de Santa Maria
  • Lia Rejane Silveira Reiniger Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelly Perlin Cassol Universidade Federal de Santa Maria
  • Jacson Dreyer Schumacher Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente trabalho propõe-se a fazer um mapeamento sobre o estado da arte das culturas e cultivares no município de Lagoa Bonita do Sul, RS. Objetiva-se também descrever as formas de conservação destas culturas pelos agricultores do referido município. Tara tanto, fora usada uma abordagem quantitativa com o uso de questionários fechados. A importância de tal estudo se deve a sua inovação, visto que não há um estudo da arte referente as culturas e cultivares manejadas pelos agricultores neste município. Assim, pode-se perceber a variada gama de culturas existentes nas propriedades dos agricultores entrevistados. As estratégias de conservação destas culturas são outro destaque, as quais auxiliam na autonomia destes.

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Centro Serra – RS – SIT – Sistema de Informações Territoriais. Disponível em < http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_qua_territorio148.pdf> Acesso em 02 de abril de 2015.

KAUFMANN, M. P. Resgate, conservação e multiplicação da agrobiodiversidade crioula: um estudo de caso sobre a experiência dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama (RS). 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo. Ed. Atlas, 1985 Disponível em < http://www.webartigos.com/artigos/conceitos-em-pesquisa-cientifica/10409/#ixzz3YXGjiMAT> Acesso me 12 de março de 2015

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>