Viabilidade econômica e agroecológica: O caso do Sítio São Francisco, lote 61 do Assentamento Alegria, Marabá, Pará
Resumo
A agricultura familiar é à base da alimentação das áreas urbanas e os estudos que evidenciam a sua viabilidade são importantes para assegurar os investimentos necessários nesse setor da agricultura. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar a viabilidade econômica e agroecológica do estabelecimento agrícola denominado, Sítio São Francisco, localizado no Assentamento Alegria, sudeste paraense. Para a concretização do objetivo, foram realizadas três vivências em anos consecutivos (de 2012 a 2014) no estabelecimento agrícola e foram observados aspectos relacionados à dinâmica financeira e a manejo agroecológico realizado no lote. Os resultados mostram que a família obtém uma renda satisfatória com as atividades produtivas e que o manejo dos agroecossistemas é realizado de forma empírica baseado na diversificação. Assim, conclui-se que o estabelecimento agrícola possui viabilidade econômica e agroecológica e o mesmo desempenha um importante papel na reprodutibilidade da família.Referências
FAO/INCRA. Diretrizes de política agrária e desenvolvimento sustentável para a pequena produção familiar. Brasília, 1994. 27 p.
OLIVEIRA, MG de C.; PEREIRA, R. M. Importância da mecanização na agricultura familiar brasileira. 2010.
PEDROSO, MTM. Agricultura familiar sustentável: conceitos, experiências e lições. Disponível no endereço eletrônico http://www. unbcds. pro. br/publicacoes/MariaTherezaPedroso. pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2015, v. 12, 2000.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.