Vivências em um estabelecimento agrícola familiar: Análise do sistema de cultivo e proposta de intervenção

Autores

  • Thais Esllem Silva Matos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Ismael Alves Amorim Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Érica Micaelli de Jesus Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Nathália Feitosa dos Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Alyssandra Lima de Aquino Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Junior Salviano Nogueira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

O estágio de campo é um componente curricular do curso de Agronomia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e visa à interação entre agricultor e discente, objetivando a troca de saberes. Neste contexto, durante a vivência foi analisado a família e o manejo que a mesma realiza no sistema de cultivo, estas analise serviram para fins de diagnostico e elaboração de uma proposta de intervenção de forma pontual. O sistema de cultivo existente no estabelecimento agrícola estudado é constituído pelo cultivo de mandioca e hortaliças, ambos utilizados para consumo da família e comercialização nas feiras. Como proposta para este sistema elaborou-se uma cartilha de incentivo a construção de um minhocário para produção de vermicomposto, com intuito de se utilizar na horta. A experiência foi importante para consolidação de um trabalho de extensão rural e para fortalecimento das relações entre agricultor e discentes.

Referências

ZEOLA, N. M. B. L., SOBRINHO, A. G. S. NETO, S. G. Compostagem e vermicompostagem na ovinocultura. Boletim Técnico. 2007. 10 p.

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

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