História da ciência da Homeopatia para a Agropecuária e sua popularização na Zona da Mata Mineira
Resumo
A partir das décadas de 80 e 90, a ciência e a técnica da Homeopatia na agropecuária foram pioneiras na Zona da Mata Mineira e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este trabalho teve como objetivo resgatar e sistematizar fatos e memórias de personagens importantes nesse processo de construção dessa área de conhecimento quando voltada para as práticas agrícolas. Além da análise bibliográfica e documental, por meio da coleta de depoimentos e entrevistas, a sistematização evidenciou, por um lado, o papel protagonista das organizações e movimentos sociais de agricultores familiares da Zona da Mata para a institucionalização dessa ciência e técnica na Universidade. Por outro lado, também ficou evidente a importância do apoio da pesquisa e da extensão da UFV para o aprimoramento e divulgação desse conhecimento, que lida com a vitalidade, equilíbrio ambiental e que permite autonomia a agricultores familiares.Referências
ANDRADE, F.M.C. de. Homeopatia no crescimento e na produção de cumarina em Chambá (JusticiapectoralisJacq.). Viçosa: UFV, 1999.
LOBÃO, Antonio de Oliveira. Homeopatia, 157 anos no Brasil. Jornal de Piracicaba/ Piracicaba:1997.p.A-2. Disponível em: <http://www.cesaho.com.br/biblioteca_virtual/arquivos/arquivo_328_cesaho.pdf>. Acesso em: 06 abril 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como delinear uma pesquisa bibliográfica? In: Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo :Atlas, 2002.
MORENO, José Alberto. O Direito do Uso Popular da Ciência da Homeopatia. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Hipócrita-Hahnemanniana, 1996.210 p.
PASSOS, l. A. e AMARAL, E. F. do. Homeopatia e cidadania: Homeopatia popular, caminhos da transformação. Cuiabá: IPESP, 1996.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. Brasília/DF: UnB, 1998.
VITHOUKAS, George. Homeopatia, ciência e cura. São Paulo: Cultrix, 1980.