Oficina de Capacitação de Artesanato Comunidade de Nossa Senhora das Graças, Município de Manacapuru – Amazonas.
Resumo
O relato de experiência abordará a vivencia realizada na Comunidade Nossa Senhora das Graças no Município de Manacapuru no Estado do Amazonas. O objetivo desta vivência foi realizar a oficina de capacitação em artesanato para desenvolver produtos artesanais criados a partir da juta, da malva e do tecido da chita, com a finalidade de incentivar a confecção de produtos a partir de materiais que já tem nas comunidades, inserindo outros materiais sustentáveis para a agregação de valor como: sementes, cipós, fibras, a fim de contribuir para a disseminação e incorporação de novas tecnologias de produção sustentável. Assegurando à sustentabilidade, as novas oportunidades de emprego e renda, uma educação ambiental para as populações tradicionais amazônicas, visando à conservação e preservação do ambiente e da cultura material e imaterial.Referências
NODA, Sandra do N. Noda et alii. Utilização e apropriação das terras por Agricultura Familiar amazonense de Várzeas. In: DIEGUES, Antônio Carlos & MOREIRA, André de Castro C. (orgs). Espaços e recursos naturais de uso comum. São Paulo: NUPAUB-USP, 2001.
SOUZA. Hélcio Honorato. AMBIENTE E SOCIEDADE: A cadeia produtiva da malva (Urenalobata L.) no médio Solimões: uma lternativa sustentável? Manaus: UFAM, 2012.
Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT14-1039-993.pdfAcesso em: agosto 2014.
SOUZA.Rony Willams Frutuoso de.; FRAXE Therezinha de Jesus Pinto.; II ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA DA REGIÃO NORTE. GRUPO DE TRABALHO 8 – Sociedade, trabalho e saberes tradicionais. Belém. Disponível em: http://www.sbsnorte2010.ufpa.br/site/anais/ ARQUIVOS/GT8-292-255-20100826144855.pdf. Acesso em: agosto 2014.