O etnoconhecimento agroecológico dos caboclos-ribeirinhos no manejo sustentável dos sistemas agroflorestais na Amazônia Ocidental

Autores

  • ALBEJAMERE PEREIRA DE CASTRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • JOZANE LIMA SANTIAGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • THEREZINHA DE JESUS PINTO FRAXE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

Na Amazônia a principal característica da agricultura tradicional são os sistemas agroflorestais (SAF’s) implantados pelos caboclos-ribeirinhos, resultantes dos conhecimentos indígenas. O manejo desses sistemas minimiza a degradação do solo e a pressão sobre as florestas devido a diversificação dos produtos e a polivalência dos trabalhos (agricultura e extrativismo) realizados por esta população. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as técnicas agroecológicas no manejo dos SAF’s tradicionais. O estudo foi realizado no Lago de Araras, Caapiranga/AM, os métodos utilizados foram: aplicação de questionários, história de vida e observação participante. A pesquisa revelou que os agricultores do Lago de Araras possuem uma estrutura socioeconômica organizada no que se refere à divisão do trabalho, levando em consideração a relação de gênero. Quanto aos SAF’s, os caboclo-ribeirinhos utilizam práticas agroecológicas obtidas através do seu cotidiano com o ambiente, os quais foram repassadas através das gerações. Essas práticas nos SAF’s, segundo dados obtidos na pesquisa, demonstraram serem eficientes para a sustentabilidade dos agroecossistemas, pois propiciam produção tanto para subsistência quanto para comercialização. Portanto, pressupõe-se que as práticas utilizadas por esses agricultores são melhores adaptadas à agricultura local, favorecendo, assim, a conservação dos recursos naturais. Palavras-Chave: agroecologia, manejo, caboclo-ribeirinho, sistema agroflorestal.

Biografia do Autor

  • ALBEJAMERE PEREIRA DE CASTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
    possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Amazonas e vice-coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/UFAM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em sistemas agrofloretais, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, socioeconomia e sustentabilidade na amazônia, sistemas agroflorestais, manejo de pragas e manejo de capoeiras.
  • JOZANE LIMA SANTIAGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
    Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e mestra em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2004). É pesquisadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC) da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas e desenvolve pesquisas socioeconômicas e extensão universitária em comunidades amazônicas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Organização Social de Comunidades Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades rurais, agroecologia, sistemas agroflorestais, socioeconomia solidária e sustentabilidade.
  • THEREZINHA DE JESUS PINTO FRAXE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Resumos do V CBA - Manejo de Agroecossitemas sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)