Relato de Experiência: O extrativismo e beneficiamento da Castanha do Brasil como alternativa de produção agroecológica na Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (COOPAVAM), no município de Juruena - MT

Autores

  • edineia souza nunes universidade estadual de mato grosso unemat
  • ronaldo jose neves Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat
  • josiane silva costa Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat
  • marcela de almeida silva Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat
  • sandra mara alves DA Silva Neves

Resumo

A experiência ocorreu durante uma visita realizada na Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (COOPAVAM) no município de Juruena - MT. Os objetivos da visita foram conhecer e compreender como ocorre o processo de beneficiamento da Castanha do Brasil, identificar as entidades públicas e privadas que apoiam e contribuem com essa prática agroextrativista e vislumbrar esse modelo como potencial para outros assentamentos localizados no estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi observação direta e participante. A experiência ocorreu a partir de visita feita na cooperativa, nos dias 28 e 29 de julho do ano de 2014. Conclui-se que por se tratar de uma prática agroecológica, o agroextrativismo contribuí para manutenção e preservação do meio ambiente, sendo assim, os agricultores terão maior facilidade de acesso às políticas públicas e envolvimento de entidades privadas no empreendimento.

Referências

QUEIROZ, D. T.; VALL, J.; SOUZA, A. M. A.; VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>