Fartura de alimentos e de conhecimentos: experiência agroecológica em São Domingos do Capim, Nordeste Paraense.
Resumo
O relato de experiência baseia-se no intercâmbio de conhecimentos entre agricultores familiares do município de São Domingos do Capim e mestrandos do curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, da Universidade Federal do Pará (MAFDS/UFPA). Trata-se da visita de campo, proporcionada pelo Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) e Embrapa/Amazônia Oriental a agricultores familiares que transitaram de um modelo tradicional de agricultura baseado no corte e queima para a diversificação produtiva agroecológica. O intuito foi aproximar os mestrandos da realidade vivenciada no meio rural da Região Nordeste Paraense. A experiência possibilita uma formação coerente, através do entendimento que teoria e realidade são pares indissociável para a pesquisa.Referências
BEAUD, S.; WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo: como produzir e analisar dados etnográficos. Tradução de Sérgio Joaquim de Almeida. Petrópolis: Vozes, 2007.
CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: 2009. (30 p.)
CARMO, M. S. Do. Agricultura familiar e o local na transição agroecológica. (SD).
MICHELAT, G. Sobre a utilização da entrevista não-diretiva em sociologia. In: THIOLENT, M. (Orgs.). Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Livraria e Ed. POLIS. 1987.
SEVILLA GUZMÁN, E. El Despliegue de la Sociología Agrária hacia la Agroecologia. Caderno interdisciplinar de desarrollo sostennible, nº 10, abr., 2013.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências