Agricultura de base ecológica Xukuru e comercialização: a concretização de um sonho coletivo
Resumo
Os Xukuru habitam a Serra de Ororubá em Pesqueira-PE bem antes da colonização portuguesa. Desde então lutam para garantir a demarcação das terras e a manutenção de seu povo em território sagrado. Uma das formas de resistência é a prática de agricultura de base ecológica, identificada com tradições transmitidas oralmente de geração a geração. As famílias atualmente realizam o sonho de seu líder “encantado” Chicão Xukuru, que lutou pela constituição de feira em Pesqueira. Algumas famílias foram além do sonho de Chicão: comercializam também em outro município e ao Programa de Aquisição de Alimentos, quase 40 tipos de produtos. O cultivo ecológico e a comercialização têm um significado além da preservação ambiental e sustentabilidade econômica: é a reafirmação da preservação das tradições dos Xukuru na relação com a terra sagrada e a espiritualidade. Este texto foi construído por um grupo de estudantes da UFRPE a partir da Jornada Internacional de Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena de PE em outubro/2014.Referências
ARAÚJO, A. L. de O.; ORDONIO, I. N. Feira Xukuru do Ororubá: conquistas em torno de uma experiência de comercialização de alimentos de base ecológica. Fortaleza: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011.
CAVALCANTI, Juliana. Xukurus de volta às origens. Diário de Pernambuco, Recife 28 set. 2014. Caderno Poder 2. Pag. b14-15.
SILVA, Edson. História, memórias e identidade entre os Xukuru do Ororubá. Campo Grande – MS. Tellus, ano 7, nº. 12, p. 89-102, abr. 2007.
PALITOT, Estevão Martins. Taiman chamou nosso cacique: a morte do Cacique Chicão e a (re)construção da identidade entre os Xukuru do Ororubá. Monografia. João Pessoa, PB. Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba, 2003.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências