Diagnóstico Rural Participativo com Famílias em Transição Agroecológicas na Cidade de Lagoa de Itaenga-PE
Resumo
A agricultura Familiar produz mais de 70% do alimento consumido no país. Dentro desse percentual estão os alimentos que são produzidos seguindo os princípios agroecológicos. Em ambos os casos a carência de Assistência Técnica e Extensão Rural que respeite as especificidades desses arranjos produtivos dificulta seu desenvolvimento. O Diagnóstico Rural Participativo funciona como uma ferramenta que propicia os agricultores expressarem suas percepções acerca de sua comunidade. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar um Diagnóstico Rural Participativo (DRP) com famílias produtoras em transição agroecológica da comunidade Marrecos, localizada no município de Lagoa de Itaenga - PE através de algumas ferramentas do DRP. O desenvolvimento dessas ferramentas permitiu que as famílias refletissem sobre o espaço onde produzem seus alimentos, vivências, culturas, religiosidades, relações interpessoais e de suas relações com a agrobiodiversidade.Referências
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: EMATER, 2004. Disponível em: <https://www.dropbox.com/s/6ak4y8tjttknmm2/Gliessman-Palestra-NAC-18-11-2013.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2015.
CPRM – Serviço Geológico Brasileiro. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea estado de Pernambuco: diagnóstico do município de Lagoa de Itaenga. Disponível em: < http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/pernambuco/relatorios/LDIT093.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2015.
IBGE. Censo Agropecuário. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/brasil_2006/Brasil_censoagro2006.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2015.
VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo. Brasília, p. 60, 2006.