Levantamento participativo do potencial de produção de frutíferas pelo grupo de mulheres coletoras de bocaiuva da Comunidade Tradicional de Antônio Maria Coelho (AMC) em Corumbá-MS
Resumo
Utilizou-se uma adaptação da técnica do Calendário Sazonal do Diagnóstico Rápido Participativo de Agroecossistemas (DRPA) para avaliar o potencial de coleta, processamento artesanal e venda da bocaiuva, outras frutíferas e seus derivados produzidas pelo grupo de mulheres extrativistas de bocaiuva da Comunidade Tradicional de Antônio Maria Coelho em Corumbá-MS. Com os resultados obtidos com a realização desta dinâmica cada coletora teve uma visão geral da quantidade e diversidade de produtos produzidos, assim como da renda mensal possível de ser obtida com a venda destes produtos, possibilitando assim uma melhor organização para a venda ao comércio e população local. Os resultados também são importantes para a regularização de suas explorações, para obtenção de DAP e posterior venda para os programas públicos.Referências
CAMPOLIN, A.I: FEIDEN, A. Metodologias Participativas em Agroecologia; Documentos 115, Embrapa Pantanal Corumbá, MS. 2011.
FEIDEN, Alberto et al. Sistemas de produção predominantes e potencial para produção agroecológica na comunidade tradicional de Antônio Maria Coelho–Corumbá, MS. Cadernos de Agroecologia, v. 2, n. 2, 2007.
FONSECA, TP de L et al. A (re) organização espacial da Comunidade Tradicional de Antônio Maria Coelho, Corumbá/MS. Cadernos de Agroecologia Vol 8, No. 2, Nov 2013.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.