Os produtos orgânicos e seu comércio varejista em Florianópolis
Palavras-chave:
Comercialização de alimentos, supermercados, feiras, agroecologiaResumo
A carência de informações atualizadas sobre a comercialização de produtos orgânicos levou à elaboração de uma pesquisa em conjunto nas três capitais do sul do Brasil. O presente trabalho trata de uma fase exploratória que objetivou contabilizar estabelecimentos, a diversidade de itens alimentícios orgânicos e a natureza dos produtos (processado ou in natura) na ilha de Santa Catarina, Florianópolis. A partir de visitas a campo foram encontrados 91 estabelecimentos que comercializam produtos orgânicos. Entretanto, pela contagem de produtos nas gôndolas, observou-se que aproximadamente 63% destes ainda não dão relevância para a venda dos orgânicos. As feiras e os supermercados são os estabelecimentos que dão maior importância para os orgânicos. Os produtos processados foram encontrados em maior quantidade nas lojas e mercados de bairro.Referências
GUIVANT, J. S. Os supermercados na oferta de alimentos orgânicos: apelando ao estilo de vida ego-trip. Ambiente & Sociedade. Campinas, v. 7, n. 2 jul./dez. 2003.
GUIVANT, j.; SPAARGAREN, G.; RIAL, C. (Org.). Novas práticas alimentares no mercado global. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010.
KARAN, K. F.; ZOLDAN, P. Comercialização e consumo de produtos agroecológicos: Pesquisa dos locais de venda, pesquisa do consumidor-Região da Grande Florianópolis. CEPA/SC, Florianópolis, 2003.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.