Estudos preliminares sobre a propagação vegetativa de Tithonia diversifolia
Resumo
Dois experimentos foram conduzidos para avaliar a propagação de estacas de Tithonia diversifolia em tubetes. Foi avaliada a propagação das estacas retiradas de três partes de plantas matriz, da base (estaca lenhosa), da parte intermediária (semi-lenhosas), e da parte superior (herbáceas). Foram avaliados o índice de brotamento e a sobrevivência das estacas no experimento. O índice de brotamento das estacas herbáceas e semi-lenhosas foi de 90 %. Já para as lenhosas foi de 70 %. A taxa de mortalidade foi de 85,7 % para as herbáceas, 85,72 % para as semi-lenhosas e 73,01 % para as lenhosas. A melhor taxa de propagação de estacas de Tithonia diversifolia podem ser obtidas com estacas semi-lenhosas. As estacas herbáceas e semi-lenhosas foram as que obtiveram a maior taxa de sobrevivência.Referências
AMBRÓSIO, S.R. et al. Atividade leshimanicida de lactonas sesquiterpências de Tithonia diversipholia. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Águas de Lindoia. 2007.
JAMA, B. et al. Tithonia diversifolia as a green manure for soil fertility improvement in western Kenya: a review. Agroforestry Systems, v. 49, p. 201-201, 2000.
MAHECH, L.; ROSALES, M. Valor nutricional del follaje de Botón de Oro (Tithonia diversifolia [Hems] Gray.), em la produccón animal em el tropico. Livestok Research for Rural Develoment, v. 17, n. 9, 2005.
SOUZA JUNIOR, O.F. Influência do espaçamento e da época de corte na produção de biomassa e valor nutricional de Tithonia diversifolia (HEMSL.) Gray. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Marília-UNIMAR. 43 p. 2007.