Estágio de intervivência universitária: jovens universitários/as e agricultores/as ampliando as fronteiras do saber sobre campesinato e agroecologia

Autores

  • Maria Virginia de Almeida Aguiar UFRPE, Recife, PE - Brasil
  • José Nunes da Silva UFRPE

Resumo

Este relato apresenta a experiência do Estágio de Intervivência Universitária realizada pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato e a Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE em parceria com organizações não-governamentais de extensão rural agroecológica de Pernambuco com o objetivo de propiciar espaços de formação em agroecologia através da intervivência entre jovens universitários/as e jovens camponeses em comunidades rurais e na universidade. Os/as jovens puderam se apropriar de temas relativos a agroecologia e ao campesinato, e refletir sobre temas recorrentes entre “as juventudes” do campo e da cidade como identidade, sexualidade e profissionalização. Também puderam desnaturalizar e desconstruir ideias sobre estes temas.

Biografia do Autor

  • Maria Virginia de Almeida Aguiar, UFRPE, Recife, PE - Brasil
    graduação em Agronomia (1990) e especialização em Educação Ambiental (1994) pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em Agroecologia, Sociologia y Desarrollo Rural Sostenible pela Universidade de Córdoba/Espanha (2007), reconhecido pelo Programa de Posgraduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Trabalhou ultimamente como consultora - Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil e no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura em projetos voltados para a agricultura familiar vinculados ao Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria da Agricultura Familiar. Atualmente é professora de Extensão Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • José Nunes da Silva, UFRPE
    Possui Graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró(1998), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e Doutorado em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Tem experiência na área de Extensão Rural, Agroecologia e Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Sociologia da Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar e Campesinato, Reforma Agrária, Assentamentos Rurais, Juventude Rural, Povos Indígenas do nordeste brasileiro e Políticas Públicas para o rural brasileiro.

Referências

AGUIAR, M. V. de A. Educação e Agroecologia - que formação para a sustentabilidade? Revista Agriculturas, v. 7, nº 4, pp. 4-6, dez 2010.

SILVA, J. N. da. Aprendizado em extensão rural para além da sala de aula: a experiência dos estágios de vivência em comunidades rurais. In: TAVARAES DE LIMA, J. R.(Org). Agroecologia e Movimentos Sociais. Recife: Editora Bagaço, 2011. P:208-222.

UFRPE. Plano de desenvolvimento institucional - UFRPE 2013-2020. Recife, 2012.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências